whatsapp[1] WhatsApp: (48)99993-5301 | (51)99904-6810 | Implante Capilar
WhatsApp (48)99964-1112 | Queda de Cabelo/Agendamento de consulta
Central Telefônica: (48)3333-2804 | (48)3333-2129

Como esta a sua calvície? Faça pré avaliação gratuita e confira! Clique aqui!

O ciclo de vida do cabelo

Os fios de cabelo tem um ciclo de vida, assim como as demais células do corpo. Eles nascem, crescem e se desprendem do couro cabeludo, como se morressem. Cada uma dessas etapas recebe um nome específico, sendo elas anágena, catágena e telógena. A seguir conheça um pouco mais sobre a trajetória do seu cabelo:

A fase de crescimento

A anágena é o período em que o cabelo cresce. É comum em média que ele aumente um centímetro por mês, sendo que nas mulheres o cabelo tem um crescimento um pouco mais rápido do que nos homens.

A fase anágena também tem um período de vida diferente em cada sexo. Nelas ela dura de 4 a 6 anos e neles um pouco menos, de 2 a 4 anos.

A fase de descanso

Depois de crescer, o cabelo atinge um novo ciclo, em que fica estável. É a fase catágena. Este período dura, em média, três semanas e é quando o fio de cabelo deixa de ser nutrido pela raiz.

A fase da perda dos fios

Após o processo de crescimento e descanso os fios se preparam para se soltar do couro cabeludo. Na fase telógena é como se o cabelo recebesse uma pressão em direção à superfície. E quando o fio está morto ele é substituído por um novo. Mas calma, esse processo não é assim, tão rápido. Ele pode demorar de um a três meses. Sendo que esse tempo garante que a pessoa não perca muitos fios de uma só vez.

Como se viu, todo o ciclo do cabelo é dividido em três etapas de forma natural. Para ter uma ideia de como é na prática, aproximadamente 85% dos fios estão na fase anágena. De 1% a 2% seguem na fase catágena e de 15% a 20% na telógena. Por isso, toda pessoa perde uma quantidade de fios diariamente. E esses não fazem falta, pois serão substituídos por um novo. Porém, com o passar dos anos é normal a fase de crescimento ser menor e o cabelo ter um fio menos denso e menos longo.

Author Info

Centro de Medicina Capilar

Centro de Medicina Capilar