whatsapp[1] WhatsApp: (48)99993-5301 | (51)99904-6810 | Implante Capilar
WhatsApp (48)99964-1112 | Queda de Cabelo/Agendamento de consulta
Central Telefônica: (48)3333-2804 | (48)3333-2129

Como esta a sua calvície? Faça pré avaliação gratuita e confira! Clique aqui!

Os exames que antecedem o implante capilar

Os pacientes que buscam uma avaliação médica para tratar a perda capilar são orientados a realizarem alguns exames. Esses testes contribuem para se chegar a um diagnóstico correto do problema e assim o melhor tratamento ser instituído.

Confira a seguir, possíveis testes que podem ser solicitados nesta etapa de investigação:

Videodermatoscopia

Este é um exame simples, não invasivo, feito por meio de um microscópio digital que aumenta a imagem em até 500 vezes. Com essa visão é possível avaliar sinais de inflamação, descamação, circulação sanguínea, a estrutura da haste capilar e a espessura do fio. Quando há indício de calvície com a videodermatoscopia dá para comparar regiões do couro cabeludo, determinando os lugares já calvos ou que irão ficar em breve.

Controle fotográfico

As fotos retiradas em uma clínica de transplante têm como objetivo permitir uma análise da evolução da calvície e depois uma avaliação do resultado do tratamento.

Perfil laboratorial

Através de exame de sangue o médico consegue avaliar os dados nutricionais, metabólicos e de atividade inflamatória. O resultado permite que sejam descartados motivos que levam a perda dos fios, além da calvície.

Tricograma

Este exame avalia a velocidade do crescimento capilar e as fases em que o cabelo passa. Com o resultado dá para determinar a proporção de fios que estão crescendo e os que seguem estáveis.

Testes genéticos

Para os pacientes que têm histórico familiar de calvície ou queda de cabelo sem um quadro clínico, esses testes são indicados. Eles determinam as chances de uma futura calvície.

Biópsia do couro cabeludo

Conhecido também como exame histopatológico, a biópsia é solicitada para descartar doenças inflamatórias e confirmar a necessidade de um implante capilar.

Microscopia óptica polarizada

Este exame indica se o problema capilar é resultado de agentes químicos, como coloração ou produtos para alisar o cabelo. O teste pode apontar ainda traumas vindos da escovação, de causas genéticas ou infecções.

Na dúvida, verifique com o seu médico o motivo pelo qual foi solicitado o exame e como ele é realizado.

Author Info

Centro de Medicina Capilar

Centro de Medicina Capilar