whatsapp[1] WhatsApp: (48)99993-5301 | (51)99904-6810 | Implante Capilar
WhatsApp (48)99964-1112 | Queda de Cabelo/Agendamento de consulta
Central Telefônica: (48)3333-2804 | (48)3333-2129
Queda de Sobrancelhas

Queda de Sobrancelhas

Passar pela constrangedora queda, quer seja abrupta ou progressiva dos pelos das sobrancelhas é motivo de preocupação ou mesmo pânico para qualquer pessoa. A sobrancelha é a identidade da face. A queda de sobrancelhas pode ter como causa uma simples retirada excessiva e/ou  repetidados fios, causando alopecia por tração. Contudo, existem doenças sérias envolvidas com a perda de pelos da sobrancelha. Esse processo de queda de sobrancelhas pode ser um indicativo de que alguma coisa não está correta. Nesse artigo, apresento-lhes inúmeras causas da queda de sobrancelhas e seu processo que serão discutidas.

Retirada em excesso dos pelos:

“Fazer” as sobrancelhas em excesso é uma das principais causas de perda de pelos nessa região. Quando o pelo é tracionado pela raiz, as vezes o músculo eretor do pelo poderá ser lesionado ou retirado juntamente, causando uma alopecia por tração, processo irreversível somente revertido por uma restauração cirúrgica fio a fio , o implante de sobrancelhas. Quando apenas ocorreu uma falha em certa região, poderá ser indicado uma micropigmentação de sobrancelhas , porém sempre com a indicação pelo médico de uma profissional gabaritada , para que não ocorra de azular a região, pois uma falha pequena, poderá tornar-se muito mais visível tornando o problema ainda maior.

Fármacos:

Certos medicamentos podem causar queda de pelos, incluindo aqueles da sobrancelha. Algumas pílulas anticoncepcionais podem causar perda de pelos em mulheres predispostas geneticamente ao rareamento dos fios. Quimioterápicos também podem causar o mesmo transtorno. Outras drogas que causam queda de pelos e cabelos incluem certos ansiolíticos, medicamentos para artrite e diabetes. A lista não é pequena, e seu médico será o profissional mais indicado para lhe deixar a par.

Dermatites:

 Eczemaatópico e dermatite seborreica em face, podem ser uma causa de queda de pelos em sobrancelha. O eczema é uma doença que causa pele extremamente seca, que invariavelmente é acompanhada de edema (inchaço) e eritema (vermelhidão), podendo ocorrer prurido (coceira) e descamação. A pele pode irromper em manchas vermelhas ou acastanhadas que podem afetar o couro cabeludo, face, região de orelhas, tanto intra (dentro) como periauriculares (ao redor das orelhas). Não é incomum o eczema afetar as pálpebras; coçar excessivamente o rosto ou as pálpebras pode levar a perda de pelos das sobrancelhas e cílios.

 Alopecia Aerata

 Alopecia areata é uma doença autoimune que causa um tipo de cabelo que deixa a pele totalmente sem pelos (lisa). A causa da doença é genética. Isso não significa que se há um histórico familiar próximo, pois pode pular gerações,  você pode estar na faixa de risco. Cientistas acham que a doença pode ser desencadeada por um elemento ambiental, como um evento estressante, doença, vírus ou problemas da glândula tireóide em pessoas que são mais propensas a desenvolvê-lo. Tratamentos com corticoterapia ou imunossupressores injetáveis muitas vezes devem ser empregados pelo médico, após realizar o diagnóstico com um videodermatoscópio e exames laboratoriais específicos para cabelo.

Lúpus Eritematoso Sistêmico

Lúpus é outra doença autoimune que afeta na maioria das vezes indivíduos do sexo feminino, e leva o sistema imune do corpo a atacar si mesmo, danificando órgãos vitais e tecidos. A forma mais comum dessa doença é o lúpus sistêmico, que pode afetar várias partes do corpo, incluindo a pele, as articulações, o sangue e os rins. Cientistas não têm certeza do que causa o lúpus, mas muitos acham que ele é causado por uma culminação do ambiente e hereditariedade. Sintomas incluem queda de pelos, lesões na pele, articulações endurecidas, coceiras faciais, fadiga e depressão.