FUE – Técnica de Transplante Capilar sem Cicatriz Linear

 em Implante Capilar

FUE: Para planejar adequadamente a cirurgia é relevante estar atento aos detalhes de cada técnica. A análise detalhada de um profissional experiente na área, poderá estabelecer qual será o melhor método a ser utilizado. E isso dependerá de vários parâmetros.

A técnica escolhida pelo médico deverá levar 4 parâmetros em conta:

  1. a densidade,
  2. elasticidade,
  3. área doadora (região da nuca e logo acima das orelhas),
  4. bem como a expectativa do paciente evitando indesejáveis resultados inestéticos.

A técnica mais utilizada na atualidade é a FUE (Follicular Unit Extraction) – Extração de Unidades Foliculares uma a uma). Isso é possível pois os orifícios feitos para a remoção dos fios são extremamente pequenos, cerca de 0.7 mm de diâmetro e não necessitam de sutura (pontos).

FOTO 2006

DR GUSTAVO,VANESSA e Sobrinhos Pietro e Sofia

FOTO 2018

DR GUSTAVO,VANESSA e Sobrinhos Pietro e Sofia

Como ocorre a técnica FUE?

  1. Na técnica FUE, os fios da região doadora precisam ser raspados. Isto ocorre para que se consiga introduzir um “micro cilindro giratório motorizado” e cortante denominado “punch” . Tem apenas 0.7 mm de diâmetro a fim de extrair cada unidade folicular de forma íntegra. Casos que exigem um menor número de unidades foliculares permitem que a raspagem seja somente parcial. O procedimento não necessita de jejum e é realizado com sedação oral. O paciente cochila e a anestesia ocorre sem dor, no couro cabeludo.

Descrição da Técnica FUE

Todos os folículos, de 1 a 4 fios, são removidos da área doadora pelo médico, um a um de forma aleatória e equidistante. Por isso, a técnica FUE é conhecida como “técnica de transplante capilar sem cicatriz linear” e portanto, possibilitará o uso dos cabelos bem curtos e até raspados no futuro.   

Dr Gustavo Sartorato – Fundador do CMC em 2005 em Florianópolis.

Técnica BHT ( Body Hair Transplant ) ou Transplante de Pelos corporais:

A técnica FUE permite também a retirada de pelos corporais de regiões como barba, peito e costas. Isto se dá em graus mais avançados de calvície, ou o inverso, retirar fios da nuca para implantar na barba, cílios e sobrancelhas, por exemplo.

 fue

Microincisões

Para realizar as microincisões na área receptora (região calva) a fim de receber os enxertos, podem ser utilizadas lâminas de safira de 0.8 a 0.9mm. Tratam-se de instrumentos muito delicados e altamente cortantes que evitam a laceração da pele e consequente rejeição do enxerto. Devido ao fato da safira criar orifícios muito pequenos tais quais as medidas das lâminas, há ampliação da possibilidade se realizar um transplante capilar mais denso, sempre tentando mimetizar a naturalidade.

Implantação das Unidades Foliculares (Fios)

Para a colocação dos fios são utilizadas as chamadas “nanopinças”. O manejo correto dessas pinças extremamente sensíveis tem por objetivo o contato somente com a haste da unidade folicular, de modo a preservar a região do bulbo (local onde ficam as células-tronco) e impedir que haja qualquer tipo de trauma. O folículo deve ser implantado de forma totalmente íntegra em cada orifício.

Tempo Cirúrgico:

Nesta técnica, como as unidades foliculares são retiradas uma a uma, manualmente, o tempo cirúrgico é maior podendo ser reduzido pelo FUE robótico. A média de duração de um procedimento como o FUE é de 6 a 9 horas e o propósito de cada sessão é que se extraia a maior quantidade de unidades foliculares, porém em calvícies extensas, existe a possibilidade da necessidade futura de uma nova sessão ou, eventualmente, a realização de técnica combinada [retirada de fios da nuca (área doadora padrão) e de pelos corporais, como a barba].

Distribuição dos Fios:

Região Frontal – A famosa “Moldura do Rosto”

As unidades foliculares são compostas por 1, 2, 3 e 4 fios. A restauração da linha de frente (front line) é sempre considerada com muita importância num transplante capilar (é a assinatura do cirurgião).  Revela a moldura perdida da face. É essa região que fica visível quando a pessoa está em frente ao espelho. Também quando posa para fotos e se destaca ainda mais abaixo de um foco de luz ortogonal (aquela luz que vem reto e de cima para baixo). Além disso é o que aparece ao interlocutor em uma conversa com outra pessoa.

Comumente, entre 1.200 a 1.500 unidades foliculares em incisões que variam entre 0,8 – 1,0 mm de largura são implantadas na zona frontal. Essas incisões geralmente são feitas a uma angulação entre 15 e 20º.  Isto propiciará o crescimento dos cabelos direcionados para frente, como se observa no couro cabeludo sem calvície.

Distribuição para preenchimento de regiões de rarefação capilar (“ralas”):

Se o paciente apresentar graus menos severos de perda capilar não há dano aos fios pré-existentes. As incisões são realizadas nos espaços entre os fios. Isso é possível pois as lupas estereoscópicas de grande aumento e lâmpadas de Led frontal possibilitam a visualização desses locais claramente.

Em seguida, são transplantadas as unidades foliculares de 2 e 3 fios na região intermediária. O número varia dependendo da quantidade de fios obtidos.

Região da Coroa ou “Vértex”:

A terceira região a ser tratada é o vértex, também chamado de “coroa”. O direcionamento dos fios nessa parte do couro cabeludo faz-se como um “redemoinho” que deverá ser mantido. Nos pacientes com graus avançados de calvície, sem fios pré-existentes, o cirurgião refaz este desenho.

fue

Coroa ou “Vértex”

E quando a coroa é prioridade?

Nos casos onde o tratamento da coroa é prioridade para o paciente, o procedimento é iniciado por ela.  São transplantados cerca de 1.000 a 2.000 unidades foliculares de 1, 2 e 3 fios mesclados.

Quantas sessões são necessárias em uma calvície grau 6-7?

É importante observar que é normal a necessidade de dois tempos cirúrgicos para a restauração de toda uma área calva, em graus mais avançados de calvície. A segunda sessão pode ser realizada em até 9 meses após o primeiro procedimento. Existem pacientes mesmo, que necessitam até de uma terceira sessão.

A precisão dessa tarefa, somada ao desafio de obter a aparência mais natural possível, resulta em uma equação : Técnica Cirúrgica Apurada + Senso Artístico do Cirurgião + Instrumental Adequado + Equipe Capacitada, Experiente e Descansada = Transplante Capilar Natural.

Saindo da cirurgia

O paciente recebe alta algumas horas após o procedimento e sai com um curativo especial a ser retirado em até 18 horas, quando terá seus cabelos higienizados com shampoo específico e receberá todas as orientações sobre os cuidados pós- -operatórios.

Dor no pós-operatório

Quanto à dor, em regra são prescritos analgésicos comuns por 3 dias com uma ótima tolerância. Eventualmente, faz-se necessário o uso de anti-inflamatório em pacientes mais sensíveis.

Retorno ao trabalho

O retorno ao trabalho, caso não seja trabalho excessivamente mecânico, pode ocorrer em 72h.

Crescimento dos novos fios

Os fios transplantados irão cair após três ou quatro semanas permanecendo a raiz que, reconhecida pelo organismo, recebe nutrição através de novos vasos sanguíneos formados (neoangiogênese) e permanece no novo local. Após cerca de 4 meses do procedimento com a total cicatrização, parte dos fios começa a aparecer na superfície do couro cabeludo. Com 6 meses já se observa uma melhora no volume, porém o resultado final só será pleno com 12 meses de pós-operatório quando todos os fios estarão aparentes e a maioria deles já em torno de 7 centímetros de comprimento. Como são cabelos naturais e com o ciclo de crescimento capilar preservado, eles podem ser penteados, cortados e não necessitam de qualquer cuidado adicional.

 

 

 

Clique para agendar por WhatsApp

clique AQUI e fale conosco AGORA!

area doadoraDeixe seu recado que retornaremos

implante capilar floripa florianopolis sao paulo curitiba

http://www.ishrs.org/users/drgustavo

http://www.ishrs.org/hair-loss-patients.htm

CASO AINDA RESTEM DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO COM NOSSA CENTRAL DE RELACIONAMENTO – CMC:

                                                                     CENTRAL TELEFÔNICA :     Resultado de imagem para brazil    +55 (48) 3333.2804

IMPLANTE DE CABELOS JOINVILLE

copyright – direito exclusivo do autor, compositor ou editor de imprimir, reproduzir ou vender obra literária, artística ou científica;

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

implante capilar femininoIMPLANTE CAPILAR RETORNO AO TRABALHO