Queda de cabelo X receitas milagrosas

 em Calvície, Queda de Cabelos

QUEDA DE CABELO X RECEITAS MILAGROSAS:   Quando a queda de cabelo começa a incomodar a primeira atitude é sempre buscar formas simples de combater o problema.

Entram nessa lista as chamadas receitas milagrosas, que são os xampus antiquedas, os medicamentos que prometem deixar os cabelos mais fortes e saudáveis, além de chás e ervas, essas, indicadas por familiares e amigos.

Mas, será que tudo isso funciona? Às vezes o problema até pode ter sido solucionado por algum tempo, mas quando volta, a dor de cabeça será maior, além é claro, dos efeitos colaterais dessas soluções, que muitas vezes nem são divulgados.

Mas então, existem para queda de cabelo x receitas milagrosas?

Como é de se esperar, não existe milagre para tratar a queda de cabelo, mas sim ajuda profissional especializada.

O primeiro passo seguro para tratar é descobrir o que está causando o problema. A calvície tem uma só característica, a perda de fios, mas os motivos que levam a essa perda são diversos.

A maioria tem caráter hereditário?

A predisposição genética merece destaque. A chamada calvície hereditária pode pular gerações, mas não falha em aparecer. Mais comum em homens, ela tem ligação com alterações no hormônio di-hidrotestosterona, derivado da testosterona. Esse hormônio vai afinar os fios desencadeando a perda deles.

Quais são as principais causas da calvície?

Entre as demais possibilidades de queda de cabelo estão alterações hormonais, como a da tireoide; doenças endócrinas e sistêmicas; desequilíbrios, como estresse, depressão, distúrbios do sono; uso de anabolizantes ou cigarro e procedimento químicos, que vão do excesso de tintura à alisantes.

Existe prevenção contra a queda de cabelo?

Como se viu, não é tão simples assim tratar a queda quando nem se sabe o que levou a ela. Mas, de modo geral dá para preveni-la, sim. Para isso, mantenha a saúde em dia, invista em alimentos saudáveis e na prática regular de atividade física. Os fatores psicológicos e emocionais também precisam estar sob controle.

E quem tem problema hereditário, há uma luz no fundo do túnel?

E mesmo os pacientes com calvície hereditária devem se cuidar. Além das orientações já mencionadas, o especialista irá avaliar a possibilidade de algum tipo de acompanhamento até chegar a hora indicada para o transplante capilar, que é quando o paciente se livra de vez do problema.

Procure um médico que se dedique a medicina capilar e comece a se cuidar.

check-up capilar

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

gluten na queda de cabelo