SHEDDING HAIR ou SHEDDING CAPILAR com uso de Minoxidil

 em Queda de Cabelos

IMAGEM NO CORPO DO TEXTOShedding Capilar ou Shedding Hair com uso de Minoxidil

Logicamente é assustador esse tal efeito shedding. Ninguém quer iniciar um tratamento de queda de cabelo com o acentuação da queda, mas ocorre com frequência e é um efeito esperado, e desejável no início do tratamento com minoxidil. Você não precisará de um implante capilar pois é uma queda temporária.

O que é o efeito shedding?

O efeito shedding (da palavra derramamento em inglês) provocada pelo minoxidil ou outros fármacos para tratamentos capilares pode ocorrer nos primeiros 2-3 meses de tratamento, contudo são fios que já estavam entrando em estágio inicial de queda (fase catágena), que iriam cair futuramente, todavia ocorre um adiantamento desta fase, deflagrando uma queda capilar franca contínua. Esta é uma queda perfeitamente esperada, já que o cabelo cai em mosaico, ou seja, caem alguns fios hoje, outros amanhã.

A partir de que momento inicia o shedding capilar?

Quando o tratamento com o minoxidil provoca um impacto biológico em nível celular abrupto (reação que ocorre em algumas pessoas) , eles deixam de cair em mosaico para entrarem na fase final de queda ( fase telógena ) ” em bloco” ou seja, todos juntos, e este evento se estende por pelo menos um mês, provocando muita angústia num suposto início de tratamento já com uma queda instalada por qualquer causa (ver causas de queda de cabelo) , e um espanto ainda maior em pacientes sem queda que procuram o médico para um tratamento preventivo e no entanto, após o tratamento a queda de cabelo “piora”.  Este é o paradoxo do temido efeito shedding hair após uso do minoxidil ou simplesmente após o início do impacto de um tratamento capilar.

” O Shedding ocorre em 35% dos pacientes no início do tratamento com minoxidil “

Minoxidil é um medicamento com substâncias capazes de estimular a multiplicação celular.

Ele age diretamente na mitocôndria, que produz o ATP, que resumindo seria a gasolina da célula, que fornece energia ao queratinócito pra formar a queratina (cimento que engrossa o cabelo internamente) e o melanócito, que produz a eumelanina ( pigmento que dá a cor negra aos cabelos) e a feomelanina (pigmento que dá as nuances de cabelos claros ou loiros).  Portanto ajuda no engrossamento dos fios ou redensificação capilar.

Como surgiu o minoxidil?

Este fármaco era uma droga utilizada no passado como um anti-hipertensivo via oral potente. Era sem dúvida uma excelente droga para a hipertensão.

Os pesquisadores perceberam que com o uso continuado da droga, as pessoas apresentavam um efeito colateral em comum:  notava-se o crescimento de pelos por todo o corpo (hirsutismo fármaco induzido). Então, a partir daí, cessou-se a utilização do minoxidil para a hipertensão arterial sistêmica e iniciaram os estudos desta droga para a melhora da calvície masculina e feminina.

Qual é a ação do minoxidil no couro cabeludo?

O Minoxidil é um modificador biológico

Que age revertendo o processo que miniaturização do cabelo na  Alopecia Androgenética ( calvície ) em fases iniciais, graus 1 à 3, lembrando que em calvícies extensas Graus 4, 5 ou 6  (veja a Escala de Norwood e Ludvwig ) geralmente não encontra-se indicação pois a área onde os óstios foliculares (poros) já se fecharam é muito grande e onde já se analisa a possibilidade de um implante capilar ou transplante capilar .

O minoxidil tem a função de vasodilatador

Portanto, quando o indivíduo tem um estilo de vida saudável, com alimentação saudável, incluindo vegetais e frutas frescas, peixes, grãos, oleoginosas, bem como ovos e outras fontes de vitaminas, proteínas, minerais e oligoelementos, a tendência de todos estes nutrientes chegarem ao bulbo capilar é muito maior.  Os vasos da raiz estarão dilatados, facilitando o delivery dessas substâncias.

A tendência destas agirem como  normalizadores do ciclo do folículo capilar , fazendo com que a probabilidade da fase anágena ou fase de crescimento se prolongue  mais tempo é maior.

Indivíduos que não realizam atividades físicas, fumam, bebem, se estressam em demasia, dormem mal e tem um estilo de vida insalubre irão produzir radicais livres que irão desfavorecer totalmente não somente o ciclo capilar, mas o organismo em geral.

O minoxidil é um modificador biológico celular:

Portanto, o minoxidil, por ser um modificador biológico celular, ele reverte  a evolução dos folículos da fase catágena, fase de repouso para a fase anágena, fase dinâmica de replicação celular e de crescimento, prolongando essa fase. Porém no início do tratamento, a excitação dessas células pode fazer um efeito rebote.

Efeito rebote do minoxidil:

Ocorre o inverso por um certo tempo ,ou seja, mais cabelos na fase de queda (fase telógena) até entrar em homeostase, que é o equilíbrio do organismo, onde as células já se adaptaram ao novo ritmo e da mesma maneira que provocaram esta queda, a revertem e tendem agir para que a maior parte dos fios permaneça na fase anágena (fase de crescimento) prolongando-a dali pra frente, após o fenômeno denominado shedding hair ou shedding capilar.

Sendo assim, este eflúvio telógeno agudo ou shedding, que seria a queda anormal dos fios fármaco induzida tem prazo de início e de fim, não permanece por mais de dois meses, geralmente já regredindo nos primeiros 40 dias e iniciando após o final da primeira semana de uso do minoxidil.

Shedding: renovação capilar esperada e natural

Assim, o shedding é a renovação capilar esperada desses fios que caíram e também irão se adiantar em retornar . Os fios mais fortes virão logo em seguida. Os folículos voltarão mais densos, com o diâmetro e a massa capilar mais evidente. Portanto, se iniciar um tratamento capilar não se assuste com o temido efeito shedding!

É esperado em 35% dos pacientes que iniciam a utilização do minoxidil. 

Grande parte dos pacientes, por conta deste efeito, abandonam o tratamento tópico com o minoxidil, por falta de orientação ou por ficar muito impressionado com os primeiros momentos de queda, perdendo os fios no período que é normal ocorrer, e abandonando no período onde os fios iriam iniciar o processo de reversão da queda e engrossamento dos folículos.  Assim se privam dos benéficos resultados dessa droga consagrada por centenas de estudos científicos durante décadas, sendo uma das únicas drogas tópicas com estudos suficientes e com significância estatística, para provocar a replicação de células e agir na matriz germinativa do bulbo capilar.

Se o efeito shedding está ocorrendo é um sinal de que o tratamento realmente está fazendo efeito.  Caso o shedding se estenda por mais de 2 meses, ou você note irritação no couro cabeludo procure novamente seu médico para reavaliar sua queda de cabelos ou dermatite irritativa pelo uso de minoxidil.

Postagens Recentes
Mostrando 3 comentários
  • igor henrique

    Se aplicar o minoxidil somente nas entradas pode causar shedding no cabelo todo ou só no local aplicado?

    • somente ação no local aplicado, Igor

      *Atenciosamente,*

      *Dr. Gustavo Sartorato*
      (CRM/SC 12506 | CRM/PR 25166)

      Site: *www.centrodemedicinacapilar.com.br*

      ?
      Florianópolis/SC *Fone: (**48) 3333.2804 ou 9993.5301*
      Curitiba/PR *Fone: (**41) 9696.4729*
      Balneário Camboriú/SC Fone: *(47) 9977.2295*
      Blumenau/SC Fone: *(47) 9977.2295*
      Porto Alegre/RS
      ? ?
      Fone:
      * ?(51) 9.9904.6810 (fone e whatsapp) ?? ?*

      *Endereços: *
      *Curitiba – PR* Rua Prefeito Angelo Lopes 1183 – Alto da XV :: Clínica Dr. Adel ::
      *Florianópolis – SC* Rua Pres.Coutinho 579 6° andar – sala 602 :: Centro Médico Florianópolis ::
      *Balneário Camboriú **- SC* Rua 1542, Nº 485 (entre 3ª e 4ª Avenida) :: Clínica Paris ::
      *Blumenau **- SC* Rua Doutor Armando Odebrecht, 70 , Sala 904 :: Centro Clínico Santa Catarina ::
      *Porto Alegre – RS* Rua Antonio Carlos Berta, 475, sala 702 Bairro Jardim Europa :: Clínica Dr. Denis Valente::
      ? ?
      ?

      2017-05-31 20:18 GMT-03:00 Disqus :

    • somente no local aplicado, Igor

Deixe um Comentário

gluten na queda de cabeloSíndrome Metabólica e Queda de Cabelo